Rita Cortez critica menosprezo à cultura, na abertura do V Congresso Internacional de Direito da Moda

Rita Cortez critica menosprezo à cultura, na abertura do V Congresso Internacional de Direito da Moda

“São inaceitáveis os discursos que menosprezam a arte, a educação, a cultura, a ciência e a pesquisa”, afirmou a Advogada da AJS Presidente Nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, nesta segunda-feira (9/11), ao integrar a mesa de abertura virtual do V Congresso Internacional de Direito da Moda, organizado pela Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ, presidida por Deborah Portilho. Segundo Rita Cortez, “é indiscutível a importância do Direito da Moda para o desenvolvimento econômico e social do País”. O evento, que está sendo transmitido no canal da Seccional no YouTube e se estenderá até quarta-feira (11/11), foi aberto com palestra sobre ‘A arte na moda brasileira’, feita pela estilista Lenny Niemeyer.

De acordo com a presidente nacional do IAB, “a arte, assim como a educação, é fundamental para a compreensão do mundo”. A advogada elogiou a iniciativa da Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ: “Todas as edições anteriores do congresso foram marcadas por excelentes discussões em que o Direito da Moda, que é multidisciplinar, foi abordado por diversos ângulos, o que conferiu muita riqueza aos debates”.

O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, também participou da abertura do congresso. “O impulso dado por Deborah Portilho para o desenvolvimento do Direito da Moda, não somente no Rio de Janeiro, mas em todo o País, é inegável”, destacou. Segundo Luciano Bandeira, “a expansão desse novo ramo do Direito contribui para o desenvolvimento econômico e abre um grande mercado de atuação para a advocacia brasileira”.

Também integraram a mesa o diretor Regional do Escritório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) no Brasil, José Graça Aranha; os presidentes da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Luiz Edgard Montaury Pimenta; do Grupo Nacional da Liga Internacional do Direito da Concorrência (LIDC), Paulo Parente; da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (Abapi), Álvaro Loureiro; da Associação Paulista da Propriedade Intelectual (Aspi), Marcello do Nascimento; e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, Fernando Pimentel, e o assessor da Diretoria Executiva do Senai-Cetiqt Marcelo Ramos.

A programação do evento inclui vários painéis, entre os quais ‘Arte e design na moda nacional’, ‘As criações autorais que se tornam assinaturas em arte e moda’, ‘Os dilemas do grafite na moda’, ‘Aspectos contratuais e licenciamentos de obras artísticas’ e ‘Trade dress de estabelecimentos comerciais: intercessão entre moda, arquitetura e Direito’.

Fonte: IAB


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *