Rita Cortez critica falta de partidos fortes na abertura do Seminário de Direito Eleitoral

Rita Cortez critica falta de partidos fortes na abertura do Seminário de Direito Eleitoral
“Num momento de total desencanto e frustração, a democracia no Brasil carece de partidos políticos fortes e de candidatos que, efetivamente, representem e defendam os anseios da população.” A afirmação foi feita pela advogada da AJS e presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita de Cortez, nesta quinta-feira (23/8), no plenário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), no Rio de Janeiro, na abertura do Seminário de Direito Eleitoral. O evento está sendo realizado em parceria pelo IAB e o TRF2 nas suas sedes e continuará nesta sexta-feira (24/8), no plenário do Instituto, com a participação de quatro ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O seminário foi aberto pelo presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes, que fez a conferência inaugural sobre Partidos políticos. Na sua manifestação, Rita Cortez disse, também, que “é preciso debater com muita seriedade o sistema eleitoral e partidário e as ações dos órgãos de controle e fiscalização do processo eleitoral”. Ainda de acordo com a presidente do IAB, “com tantas propostas de reformas, a única que ainda não veio, porque não há interesse, é a reforma política”.Também compuseram a mesa de honra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ), desembargador Carlos Eduardo Fonseca Passos; o 1º vice-presidente do Instituto dos Magistrados Brasileiros (IMB), desembargador Nagib Slaibi Filho, e o diretor cultural do IMB, desembargador Sylvio Capanema de Souza.

Nesta sexta-feira, o evento será retomado, na sede do IAB, às 10h, pela presidente Rita Cortez. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE Carlos Mário da Silva Velloso fará palestra sobre O papel da Justiça Eleitoral na construção da democracia brasileira.

Após a palestra do ex-ministro, haverá o painel sobre Temas polêmicos de direito eleitoral, com a participação dos ministros do TSE Admar Gonzaga Neto, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, Sérgio Silveira Banhos e Carlos Bastide Horbach; do ex-presidente do IAB Técio Lins e Silva; da presidente da Comissão de Direito Eleitoral do IAB, Luciana Lóssio, ex-ministra do TSE; e do ex-ministro da corte eleitoral Marcelo Henriques Ribeiro de Oliveira.

Fonte: IAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *