O VI Congresso Ítalo-Luso-Brasileiro de Direito, realizado em Roma nos dias 22 e 23 de setembro, em homenagem a Luís da Câmara Cascudo, reuniu a advocacia de diversos países para debater o tema “Novos Desafios do Direito de Família”.
Na abertura, Rita Cortez, sócia fundadora do AJS | Cortez & Advogados Associados e presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), destacou a relevância da troca de experiências entre entidades nacionais e internacionais. “Participar de um congresso para discutir temas desafiadores, como violência doméstica, feminicídio, mercado de trabalho, discriminação de gênero e tantos outros assuntos atuais do Direito, que impactam tanto no exercício profissional quanto na vida de toda a sociedade mundial, é gratificante e enriquecedor”, afirmou.
Também sócia do escritório, Mônica Alexandre Santos ministrou palestra sobre “As Responsabilidades Familiares e a Permanência no Mercado de Trabalho”, trazendo reflexões sobre as repercussões das funções familiares na trajetória profissional.
No congresso, promovido pelo Instituto Silvio Meira (ISM), em parceria com o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), estiveram presentes, além de André Meira, presidente do Instituto Silvio Meira (ISM), o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, diretores do IAB e a presidente da Academia Potiguar de Direito (APD), Camila Cascudo, neta do homenageado. A advogada, em sua conferência de abertura, tratou de “Etnografia jurídica e os possíveis diálogos na obra de Câmara Cascudo”, ressaltando a contribuição do avô para a cultura brasileira, especialmente no estudo do folclore e dos costumes nacionais.
Também participaram do Congresso, juristas, desembargadores, magistrados e especialistas de diferentes áreas do Direito e da psicoterapia, promovendo um rico intercâmbio de ideias sobre os desafios contemporâneos da família e da sociedade.
(Na foto: Renato Mosca, Rita Cortez, André Malcher Meira e Camila Cascudo)