Ao abrir o ciclo de palestras A Filosofia e o Direito, no dia 29/8, no plenário do IAB, a advogada da AJS e presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, afirmou: “A contextualização histórica dos temas, com a descrição do cenário político da época em que as leis entraram em vigor e das influências políticas e econômicas que elas sofreram quando foram editadas, será de enorme importância para a compreensão das questões que serão debatidas, a partir de hoje”. Organizado pela Comissão de Filosofia do Direito do IAB, o ciclo de palestras será retomado no dia 12 de setembro e concluído no dia 19 do mesmo mês.
Na abertura do evento, a mesa de trabalho foi integrada pela 1ª vice-presidente da Comissão de Filosofia do Direito, Maria Lucia Gyrão, pelo 2º vice-presidente, Euclides Lopes, e os membros da comissão Francisco Amaral e Luiz Dilermando de Castello Cruz, que fizeram a palestra de abertura sobre
A importância do estudo da Filosofia no Direito.
Francisco Amaral iniciou sua palestra destacando a importância do tema e, principalmente, “o mérito do IAB e de sua Comissão de Filosofia do Direito, de inserir a matéria na sua programação científica”. O palestrante abordou questões voltadas para a compreensão da obrigatoriedade do Direito e da metodologia da sua prática, por meio da sua interpretação jurídica. Luiz Dilermando de Castello Cruz falou também sobre interpretação jurídica e comentou algumas decisões dos tribunais superiores pertinentes à matéria discutida.
Na próxima etapa do ciclo de palestras, no dia 12 de setembro, das 10h às 12h, Maria Lucia Gyrão fará palestra sobre O Direito e a dignidade do trabalhador sob o viés filosófico de Simone Weil, enquanto Euclides Lopes vai tratar do tema O Direito do Trabalho como fundamento para a cidadania no mundo moderno.