Empregado com Covid: A empresa pode exigir trabalho remoto?

Empregado com Covid: A empresa pode exigir trabalho remoto?

Com o aumento dos casos da nova variante da Covid-19, uma dúvida volta a fazer parte da rotina dos trabalhadores: a empresa pode exigir trabalho remoto?

Empregados doentes, com atestado médico, devem ser afastados do ambiente de trabalho – e com a Covid não é diferente! Para isso, é necessário apresentar um documento de comprovação, emitido por um profissional da saúde, que conste o período exato de afastamento das atividades.

Se, apesar de ter o teste positivo, o trabalhador não apresentar sintomas, ele pode optar por continuar exercendo suas atividades em home office — sem o risco de expor os colegas .Porém, uma vez apresentado o atestado, a empresa NÃO PODE obrigar o profissional a exercer qualquer tarefa. O que deve prevalecer é o bom senso.

É importante lembrar, ainda, que como em todos os casos de afastamento por doença, durante os primeiros 15 dias, a responsabilidade pelo pagamento dos salários é da empresa. Caso haja necessidade de afastamento por período superior, o pagamento passará a ser feito pelo INSS.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *