Instituto dos Advogados Brasileiros comemora 182 anos, inaugura Centro de Memória e homenageia advogado com Medalha Teixeira de Freitas

Os 182 anos de criação do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) celebrados na noite desta quinta-feira (28/8), reuniu a advocacia nacional, magistrados, representantes do Executivo e do Legislativo, incluindo o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

A cerimônia de comemoração teve início com a inauguração do Centro de Memória pela presidente do instituto Rita Cortez, sócia fundadora do AJS|Cortez & Advogados Associados. Em seu discurso, Rita ressaltou “a importância de manter vivo o acervo do IAB como fonte de preservação da história da advocacia e do País”. E fez uma convocação à advocacia feminina: “não podemos esquecer que o protagonismo feminino também é parte da construção do IAB. Por isso, a importância de participarmos da consolidação desse espaço de memória”.

O diretor de biblioteca do IAB, Paulo Leal afirmou: “o Centro de Memória é concreto. A história do IAB existe e não é construída pelo ouvir dizer”. Além do diretor, integram a equipe Antônio Seixas, vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e Aderson Bussinger, do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ, ambos dos quadros do IAB.

Durante a celebração foi realizada ainda uma sessão solene com a entrega da Medalha Teixeira de Freitas ao jurista Técio Lins e Silva. Outorgada a cada dois anos, a comenda é concedida ao agraciado por sua contribuição ao Direito e à Justiça, apenas no aniversário de fundação do Instituto, após aprovação do nome do homenageado pelo Conselho Superior.

O advogado Técio Lins e Silva em seu discurso declarou: “recebo emocionadíssimo e honradíssimo essa medalha a quem dedico ao meu falecido pai Raul Lins e Silva. Ele é minha inspiração até hoje, a quem devo minha formação e o advogado que sou, com dedicação ao cliente e o compromisso de fazer justiça”.

A festividade foi encerrada com um coquetel para celebrar com os profissionais do Direito, sua importância como defensores do Estado de Direito Democrático e da história do IAB.