Rita Cortez participa da grande live ‘Democracia Vive!’ e destaca luta para preservar direitos e liberdades

Rita Cortez participa da grande live ‘Democracia Vive!’ e destaca luta para preservar direitos e liberdades

A Advogada da AJS e Presidente Nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou no domingo (13/9) da grande live ‘Democracia Vive!’, realizada no YouTube pela campanha Brasil pela Democracia, que reuniu artistas, atletas, jornalistas, ativistas e lideranças de vários segmentos da sociedade. “Lutar ainda é a maneira mais efetiva de preservar o que levamos tanto tempo para conquistar, os nossos direitos e liberdades, e para avançar em novas conquistas e mudanças”, afirmou Rita Cortez, ao participar de um jogral em que dividiu com representantes de diversas entidades um texto a respeito das ameaças à democracia brasileira.

A grande live também foi transmitida no canal TVIAB no YouTube e na página do IAB no Facebook. No site do IAB, está disponível o vídeo com a íntegra do depoimento gravado pela presidente. Iniciada por cerca de 70 entidades e movimentos sociais, entre os quais o IAB, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Centrais Sindicais e o Movimento dos Sem Terra (MST), a campanha Brasil pela Democracia recebeu a adesão de mais 120 organizações.

‘Democracia Vive!’ foi marcada por depoimentos duramente críticos à postura do governo federal na sua relação institucional com os demais poderes e na condução do combate à pandemia. Foi destacado que o País já enterrou mais de 120 mil pessoas vitimadas pela Covid-19, tem mais de 55 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza (com R$ 406 por mês) e cerca de 13 milhões de desempregados. Houve também manifestações contra a desigualdade, o racismo, o machismo, a homofobia, o desmatamento e as fake news.

Na parte debaixo da tela, o logotipo do IAB e de outras entidades que aderiram à campanha
A grande live foi palco também para shows de vários cantores, como Alcione, Elza Soares, Marcelo D2, Marina, Lulu Santos, Odair José e Margareth Menezes, e bate-papos, como os travados entre o influenciador digital Felipe Neto e a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo, o humorista Fábio Porchat e a filósofa Viviane Mosé.
Lulu Santos e Marcelo D2 estão entre os artistas que se apresentaram na grande live
O IAB já havia participado de outro evento da campanha, no dia 4 de julho, quando foi realizada a ‘Virada da Democracia’. Naquela data, aconteceram dezenas de ações na internet organizadas pelas entidades que aderiram à campanha. O Instituto realizou o webinar Papo com o IAB sobre o tema ‘Democracia e direito à vida são garantias constitucionais’, no canal TVIAB no YouTube. O evento reuniu membros da Diretoria e do Conselho Superior do IAB. Todos defenderam a resistência aos atos de autoritarismo do governo federal.

Clique aqui e assista ao vídeo com a íntegra do depoimento da presidente nacional do IAB para a grande live.

Fonte: IAB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *