No dia 7 de abril, a partir das 9h30, os painéis e palestras irão tratar das questões Unir para resistir, O movimento sindical e o empoderamento dos que vivem do trabalho e O contrato social que queremos. A conferência de encerramento será Liberdade e Escravidão, vejo o futuro repetir o passado. O encontro será finalizado com uma sessão em homenagem póstuma à professora e jurista Salete Maccalóz.
Também farão palestras a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Jane Berwanger, o procurador do Trabalho Luís Camargo de Melo, a professora e advogada Valena Jacob, o auditor fiscal do Trabalho Carlos Silva, a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) e professora da UFRJ Sayonara Grillo, o juiz do Trabalho e professor da USP Jorge Luiz Souto Maior e o membro do Ministério Público do Trabalho e professor da UFRJ Rodrigo Carelli.
A programação inclui ainda atividades paralelas destinadas às bancas de apresentação de teses, sob a coordenação geral do professor Álvaro Maciel, sobre Direitos Humanos, Trabalho e Escravidão: o cenário nacional e/ou internacional, aos cuidados dos professores Luciane Toss e Camilo Carneiro, Trabalho decente e proteção à saúde integral, com os professores Jair Teixeira e Sílvia dos Santos Correia, e Neoliberalismo e os projetos de precarização e resistência, com os professores Ellen Hazan e Ronaldo Tolentino.
A programação completa está disponível em www.iabnacional.org.br/eventos, por meio do qual é possível acessar o site da Jutra, onde são feitas as inscrições.