Rita Cortez propõe desenvolvimento econômico com crescimento social

Rita Cortez propõe desenvolvimento econômico com crescimento social

A Advogada da AJS e Presidente Nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou nesta quarta-feira (22/7) da abertura do webinar Papo com o IAB sobre o tema ‘I Seminário Digital da Comissão de Direito Empresarial do IAB – Leis empresariais de fomento à retomada econômica’. “Este é um tema que aponta para o futuro, pois trata do indispensável aumento da produção econômica para a garantia da necessária geração de empregos no País”, afirmou Rita Cortez, logo após fazer uma saudação aos familiares das vítimas da Covid-19 e ressaltar que “todos têm direito à assistência médica e a sepultamentos dignos”. Na abertura do seminário, realizado com o apoio do Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos (Iberojur), a advogada trabalhista disse também que “não adianta promover desenvolvimento econômico sem garantir crescimento social”.

Os debates foram mediados pela 1ª vice-presidente da Comissão de Direito Empresarial do IAB, Érica Guerra da Silva, pós-doutoranda pela PUC-MG e coordenadora do Curso de Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Instituto Três Rios (UFRRJ-ITR). Rita Cortez criticou o enfoque que vem sendo dado, preponderantemente, ao período pós-pandemia nos debates. “É preciso não somente projetar a situação que teremos depois da pandemia, mas também refletir sobre o passado e o presente, que revelou a existência de profundas desigualdades sociais historicamente acumuladas”, afirmou a presidente nacional do IAB.

Érica Guerra da Silva destacou a intensidade das atividades do IAB, mesmo durante o período de isolamento social. “O Instituto não se abalou e, sob a presidência de Rita Cortez, manteve no campo virtual as análises e discussões sobre os grandes temas de interesse do País”, disse a 1ª vice-presidente da Comissão de Direito Empresarial do IAB.

As primeiras palestras sobre o tema do webinar foram feitas por Adriana Pugliesi, professora de Direito Empresarial da FGVLaw (SP) e doutora em Direito Comercial pela USP; e Francisco Satiro, professor de Direito Comercial nos cursos de graduação e pós-graduação da USP.

Em seguida, falaram Paula Forgioni, professora e chefe do Departamento de Direito Comercial da USP e livre-docente pela USP; e Fábio Veiga, presidente do Iberojur, professor de Direito Empresarial da Universidade de Almería e doutor em Direito Empresarial pela Universidade de Vigo, ambas na Espanha.

Fonte: IAB


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *