Rita Cortez prestigia homenagem a Marisa Gaudio, agraciada com a Medalha Pedro Ernesto

Rita Cortez prestigia homenagem a Marisa Gaudio, agraciada com a Medalha Pedro Ernesto

A advogada da AJS e Presidente Nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou a mesa de abertura da primeira edição do Colégio de Presidentes das Comissões OAB Mulher, na última sexta-feira (13/12), na sede da Seccional. Ao final do encontro, a diretora de Mulheres da OABRJ, Marisa Gaudio, recebeu o conjunto de medalhas Pedro Ernesto, maior honraria do município do Rio de Janeiro a uma pessoa que se destaca em seu campo de atuação. “É muito importante que tenhamos mulheres que saibam articular e, principalmente, lutar e desenvolver o trabalho que hoje tem sido pensado e projetado nas comissões de mulheres em todas as subseções do Rio de Janeiro”, afirmou Rita Cortez.

De acordo com a presidente nacional do IAB, a entrega da medalha foi um ato de reconhecimento da sociedade carioca ao trabalho realizado por Marisa Gaudio. A iniciativa de homenageá-la partiu da vereadora Verônica Costa (MDB). Após receber a comenda, Marisa Gaudio disse: “Tento o tempo todo ser uma mulher que puxa outras mulheres. Eu não quero estar sozinha nos espaços de poder. Por isso, a gente precisa se conhecer e dar as mãos, pois juntas conseguimos conquistar muito mais”.

Estavam presentes na homenagem os presidentes da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz; da OAB/RJ, Luciano Bandeira, e da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes; a vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio; o secretário-adjunto da Seccional, Fábio Nogueira, e a diretora de Igualdade Racial da OABRJ, Ivone Caetano.

Da esq. para a dir., Felipe Santa Cruz, Verônica Costa e Maria Gaudio

 

“Temos milhares de talentosas e vocacionadas mulheres que têm o que falar, e nós temos que ouvir”, disse Felipe Santa Cruz. Ele anunciou que a próxima Conferência Nacional da Advocacia, que acontecerá em novembro de 2020, em Brasília, terá todas as mesas compostas de forma paritária: metade homens, metade mulheres, representando a realidade da advocacia brasileira.

Luciano Bandeira também elogiou a homenageada. “Boa parte dos avanços que conquistamos na pauta da advocacia feminina no Rio de Janeiro se deve à dedicação da Marisa”, destacou. Ana Tereza Basílio ressaltou que a homenagem se estendia a todo o time da OAB Mulher e a todas as presidentes de subseções. “Estamos lutando para ter espaço nessa profissão tão conservadora que nós escolhemos”, afirmou.

Rita Cortez recebeu da Câmara do Rio Moção de Louvor e Reconhecimento por sua contribuição à pauta feminina. Outros advogados também agraciados.

Fonte: IAB


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *