Rita Cortez participa da solenidade de posse do novo presidente do STJ

Rita Cortez participa da solenidade de posse do novo presidente do STJ

A Advogada da AJS e Presidente Nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou virtualmente da cerimônia de posse, nesta quinta-feira (27/8), do ministro Humberto Martins como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF) para o biênio 2020/2022. O ministro Jorge Mussi tomou posse como vice-presidente do STJ e do CJF. Humberto Martins sucede na presidência o ministro Joao Otávio de Noronha, que conduziu a cerimônia. “Em razão da sua formação humanista e vasta experiência na judicatura, decorrente da ocupação da vaga destinada ao quinto constitucional da advocacia, estou certa que o ministro Humberto Martins fará uma gestão na presidência que continuará a colocar o STJ como o tribunal que respeita os direitos e as garantias do exercício da cidadania”, afirmou Rita Cortez.

Integraram a mesa de honra, no plenário do STJ, os presidentes da República, Jair Bolsonaro; do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli; do Senado, Davi Alcolumbre; da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Felipe Santa Cruz; o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; o procurador-geral da República, Augusto Aras, e os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de Alagoas, Renan Filho.

 

 

 

O novo presidente do STJ disse que a tecnologia e a gestão participativa são ferramentas essenciais para enfrentar os desafios da corte no próximo biênio. “A gestão participativa é aquela que ouve a opinião dos demais ministros, assim como dos servidores do tribunal, da sociedade brasileira e das instâncias ordinárias do Poder Judiciário, pois as decisões do presidente da corte impactam o dia a dia de diversas parcelas da sociedade e não deveriam ser adotadas isoladamente”, afirmou o ministro. Rita Cortez disse que “o IAB, no que estiver ao seu alcance, nesta linha de conduta e exercício da jurisdição, se coloca à disposição da nova gestão sob a presidência do ministro Humberto Martins”.

Natural de Maceió (AL), Humberto Martins, que exercia o cargo de corregedor nacional de Justiça, será o 19º presidente do STJ, no qual ingressou em 2006. Ele e o ministro Jorge Mussi foram eleitos pelo Pleno do tribunal no dia 5 de maio último, em sessão realizada por meio de videoconferência. Na mesma sessão, o Pleno escolheu a ministra Maria Thereza de Assis Moura para ser a nova corregedora nacional de Justiça. Também foram eleitos os ministros Og Fernandes, que assumirá o cargo de diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), e Benedito Gonçalves, que será o diretor da Revista do STJ. Todos foram eleitos por aclamação.

Fonte: IAB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *