Rita Cortez participa da comemoração pelo 89º aniversário do Instituto dos Advogados do Ceará

Rita Cortez participa da comemoração pelo 89º aniversário do Instituto dos Advogados do Ceará

A Advogada da AJS e Presidente Nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou na noite da última terça-feira (7/7) da comemoração virtual pelo 89º aniversário do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), fundado no dia 4 de julho de 1931. “Em meio a tantas lives realizadas, ultimamente, para discutir o enfrentamento dos gravíssimos problemas econômicos e sociais decorrentes da pandemia, este é um encontro virtual feliz e à altura da grandeza do IAC”, afirmou Rita Cortez. A presidente também falou sobre o papel a ser exercido pelas entidades jurídicas neste momento do País. “O IAB e o IAC, juntos com outras instituições ligadas à advocacia, têm que lutar pela defesa da democracia”.

A comemoração foi aberta pelo presidente do IAC, João Gonçalves de Lemos. “Com 89 anos, o IAC é mais novo do que eu, que estou com 93”, brincou o advogado, agraciado com a Medalha Luiz Gama, uma das mais altas comendas do IAB, no dia 30 de maio de 2019. A condecoração foi entregue por Rita Cortez, na sede da OAB/CE, em Fortaleza, durante uma sessão conjunta histórica do IAB, da Seccional e do IAC.

João Gonçalves de Lemos destacou, na abertura da comemoração virtual, o fato de Rita Cortez ser “a segunda mulher a presidir o IAB”. A respeito da entidade que preside, o advogado disse que o “IAC realizou tudo que foi possível, contribuiu para a instalação da OAB/CE, em 1933, e tem muitos serviços prestados à sociedade cearense”.

Vice-presidente do IAC e representante institucional adjunta do IAB no estado, Ana Paula Araújo de Holanda também elogiou a presidência do IAB. “É uma gestão revolucionária, que trabalha as temáticas processuais e sociais, conforme o apoio prestado à campanha #Quarentenenasim #Violêncianão, lançada aqui no Ceará”, ressaltou a advogada. Também participaram do evento Christiane do Vale Leitão e Francilene Gomes de Brito, representantes institucionais titular e adjunta do IAB no estado, respectivamente.

A comemoração virtual contou, ainda, com as presenças do presidente da OAB/CE, Erinaldo Dantas; do ex-presidente da Seccional José Feliciano de Carvalho; da defensora pública Benedita Damasceno; e dos presidentes da Academia Brasileira de Cultura Jurídica (ABCjuris), José Moaceny Félix Filho; do Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IADF), Francisco Claudio de Almeida Santos; do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB), Carlos Rátis, e da subseção da OAB-CE em Juazeiro, Vavá Lemos, entre outras autoridades.

Fonte: IAB


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *