Rita Cortez integra mesa de honra virtual em homenagem ao Ministro Fachin

Rita Cortez integra mesa de honra virtual em homenagem ao Ministro Fachin

A Advogada da AJS e Presidente Nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou a mesa de honra virtual, na noite desta quinta-feira (20/8), na solenidade de entrega da Medalha Prêmio Pontes de Miranda ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, pelo Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IADF). Para Rita Cortez, “o ministro Edson Fachin, membro honorário do IAB, é, sem dúvida alguma, merecedor da homenagem, por ser detentor de admirável cultura humanística e jurídica, além de um intransigente defensor dos princípios constitucionais e democráticos”. De acordo com a presidente do IAB, o homenageado “contribui, de forma relevante, para o aprimoramento da ordem jurídica e do pensamento constitucional brasileiro”.

Estavam presentes na solenidade virtual os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins e Benedito Gonçalves e o ex-presidente do STF Ayres Britto, dentre várias autoridades. O orador oficial do IADF, Pedro Gordilho, fez a saudação ao homenageado, como também aos advogados presentes, na pessoa da presidente do IAB. A solenidade foi conduzida pelo presidente do IADF, Francisco Cláudio de Almeida Santos, que classificou o homenageado como “um notável jurista e estudioso da obra de Pontes de Miranda”.

Na abertura do seu discurso, Edson Fachin disse: “Muito me honra a ilustre presença de Rita Cortez, presidente do IAB, entidade que sempre nos acolheu, advogados do Brasil, e atua na defesa da liberdade e da democracia, para proteger a civilização da barbárie”. O ministro exaltou a figura de Pontes de Miranda e disse que “o fenômeno jurídico é um eterno canteiro de obras, sendo rico e desafiador, por exigir uma elaboração permanente”.

Criada em 1995, a Medalha Prêmio Pontes de Miranda, que leva o nome de um dos maiores juristas do Brasil, é entregue pelo Instituto dos Advogados do Distrito Federal a autoridades do Judiciário brasileiro que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.

Fonte: IAB


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *