Rita Cortez elogia atuação das comissões temáticas das subseções, em evento na OAB/RJ

Rita Cortez elogia atuação das comissões temáticas das subseções, em evento na OAB/RJ

“A realização dos projetos da OAB/RJ se deve muito aos trabalhos desenvolvidos pelas comissões temáticas das subseções, que atuam em harmonia com as da Seccional do Rio de Janeiro e participam, significativamente, de eventos relevantes, como o de hoje.” A afirmação foi feita pela advogada da AJS e Presidente Nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, na abertura do Encontro Estadual das Comissões da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, realizado nesta segunda-feira (28/10), no Salão Nobre Antônio Modesto da Silveira, da OAB/RJ, pela Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb), presidida por Humberto Adami.

Também compuseram a mesa de honra o secretário-adjunto da OAB/RJ, Fábio Nogueira; a presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Conselho Federal da OAB, Silvia Nascimento Cardoso Cerqueira; a diretora da Igualdade Racial da Seccional, Ivone Caetano; o diretor do Centro de Pesquisa e Documentação, Aderson Bussinger, e a 1ª secretária da Cevenb, Sebastiana Fraga. O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, compareceu ao evento.

O encontro teve como objetivo traçar estratégias em torno da reparação da escravidão negra no Brasil e reuniu advogados das subseções de Volta Redonda, São Gonçalo, São João de Meriti, Barra Mansa, Cabo Frio, Maricá, Cachoeira de Macacu, Duque de Caxias e Mendes.

 

Da esq. para a dir., Silvia Nascimento Cardoso Cerqueira, Ivone Caetano, Humberto Adami, Fábio Nogueira, Rita Cortez, Aderson Bussinger e Sebastiana Fraga

 

Humberto Adami apresentou o relatório parcial de atividades da Cevenb e a proposta de se criar um feriado estadual em homenagem ao herói negro Manoel Congo, morto em 1838. Congo liderou a maior rebelião de escravos do Vale do Paraíba. Adami anunciou a criação de um consórcio de subseções do Sul Fluminense para levar o pleito à conferência nacional da advocacia.

Também estiveram presentes no encontro a diretora de Mulheres da OAB/RJ, Marisa Gaudio; o assessor especial da Presidência, Carlos André Pedrazzi, e o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária, Álvaro Quintão.

Fonte: IAB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *