Rita Cortez e Técio Lins e Silva saem em defesa da advocacia e da democracia

Rita Cortez e Técio Lins e Silva saem em defesa da advocacia e da democracia

A terceira sessão virtual do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), realizada nesta quinta-feira (25/6), exclusivamente para dar posse a cinco advogados como membros efetivos, foi marcada por manifestações da Advogada da AJS e Presidente Nacional do IAB, Rita Cortez, e do ex-presidente Técio Lins e Silva em defesa da advocacia e do estado democrático de direito. “Vivemos momentos difíceis no País e precisamos estar unidos, para não permitir a destruição da Justiça e para lutar contra as ações do Judiciário que visam a liquidar a advocacia”, propôs Técio Lins Silva. Rita Cortez afirmou que “o IAB está cumprindo à risca os seus compromissos institucionais e históricos de proteger a advocacia e o estado democrático de direito”.

A manifestação de Técio Lins e Silva, que integrou a mesa virtual com a secretária-geral, Adriana Brasil Guimarães, e o diretor secretário coordenador do setor administrativo, Antonio Laért Vieira Junior, ocorreu no momento da sua saudação à advogada Mariana Naddeo Lopes da Cruz Casartelli, por ele indicada para ingressar no IAB. O criminalista criticou a ideia de realização de sessões do Tribunal do Júri por meio de videoconferências, prevista em ato normativo a ser votado no Conselho Nacional de Justiça. “Os processos virtuais fazem parte de um complô contra a advocacia”, afirmou o ex-presidente.

Rita Cortez destacou a nota conjunta, contrária ao ato normativo, divulgada pelo IAB, a Abracrim Nacional e o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), na última terça-feira (23/6), e o lançamento pelas três entidades da campanha ‘Pelo direito de estar presente: júri, só se for presencial’. Ao saudar a nova consócia, Técio disse: “É uma honra e um prazer inenarrável trazê-la para o IAB, não por ser mulher, bonita e inteligente, mas por ser uma advogada combatente e experiente no contencioso dos tribunais de justiça do Rio e de São Paulo e dos tribunais superiores, pois estamos precisando de profissionais aguerridos”. Mariana Naddeo Lopes da Cruz Casartelli, que fará parte da Comissão de Direito Civil, falou do “privilégio de ser indicada pelo amigo e mestre, que é uma liderança notável da advocacia brasileira”.

Indicado por Rita Cortez e pelo diretor secretário responsável pelas relações institucionais e coordenador da atuação das representações estaduais, Jorge Folena, o advogado Bruno Novaes Bezerra Cavalcanti, que presidiu o Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) no biênio 2018/2020, fará parte da Comissão de Direito Civil. “É um daqueles advogados que ultrapassam a advocacia e se tornam juristas”, afirmou Folena. “Há tempos desejava tomar posse no IAB, mas este momento, que foi adiado várias vezes por diferentes motivos, enfim chegou, para a minha alegria”, disse o novo membro efetivo.

‘Grande talento’ – Também fará parte da Comissão de Direito Civil o advogado Thiago Drumond de Paula Lins, proposto pela diretora adjunta responsável pelos convênios e parcerias, Ana Tereza Basílio. “É um grande talento, que trabalhou muitos anos comigo e tem uma dedicação admirável ao estudo da doutrina”, elogiou Ana Teresa Basílio, tratada pelo novo consócio como uma das suas “grandes inspirações” e com quem aprendeu a “lidar com o caso concreto e estar à disposição integralmente do cliente”.

Andreu Wilson Pereira Leandro atuará na Comissão de Direito de Energia Elétrica. “É uma honra indicar um novo membro para o IAB com vasta experiência no Direito Público e uma atuação motivadora na área de energia”, disse Ilan Leibel Swartzman. Andreu Wilson Pereira Leandro falou da “responsabilidade” de fazer parte dos quadros do IAB e disse que está “disposto a ajudar na luta pela proteção do estado democrático de direito”.

Ravik de Barros Bello Ribeiro vai atuar na Comissão de Direito Penal, ao lado de Carlos Eduardo Machado e Fernanda Tórtima, que o indicaram ao Instituto. “É um advogado multidisciplinar, economista e um ser humano generoso, sensível e educado”, apresentou Fernanda Tórtima. “Com a sua cultura, irá contribuir muito com o IAB”, complementou Carlos Eduardo Machado. Ravik de Barros Bello Ribeiro se disse emocionado com a posse. “Em época de isolamento social e posse por videoconferência, jamais imaginei ser recebido e abraçado tão calorosamente no IAB, onde, em 2018, lancei o meu livro O devido processo licitatório”, lembrou.

Fonte: IAB


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *