Rita Cortez é homenageada pela OAB/RJ com a Medalha Rosa Negra

Rita Cortez é homenageada pela OAB/RJ com a Medalha Rosa Negra

A advogada da AJS e Presidente Nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, foi homenageada pela OAB/RJ, na última quarta-feira (13/11), com a Medalha Rosa Negra, comenda criada pela Seccional, tendo como inspiração a trajetória de vida e profissional da advogada e desembargadora aposentada Ivone Caetano, primeira mulher negra a fazer parte do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). “A criação da medalha, que está sendo formalizada neste evento, além de prestar uma justa homenagem à diretora de Igualdade Racial da OAB/RJ e membro efetivo do IAB, é uma forma de marcar a luta contra o preconceito, o racismo e a exclusão social”, afirmou Rita Cortez. A vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basílio, também foi agraciada com a comenda.

Rita Cortez e Ana Tereza Basílio foram indicadas por Ivone Caetano para receber a medalha que leva o seu nome. “Sinto-me honrada por ter sido agraciada com esta medalha, que dedico ao trabalho histórico do IAB em prol da igualdade e contra todo tipo de preconceito, principalmente o racial”, disse Rita Cortez, ao receber a comenda. A presidente do IAB afirmou ainda: “A Dra. Ivone Caetano é uma referência nesse campo”.

Participaram da solenidade os presidentes da OAB/RJ, Luciano Bandeira; da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb), Humberto Adami, e da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes, e a diretora de Mulheres da OAB/RJ, Marisa Gaudio.

A entrega da Medalha Rosa Negra visa ao reconhecimento de membros da advocacia e profissionais de outras áreas que atuam como lideranças da sociedade civil, como também de autoridades públicas que se destacam na condução de importantes trabalhos em garantia de direitos civis fundamentais para a população negra e minorias étnicas.

 

Fonte: IAB


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *