Obras de Arte da Faculdade Candido Mendes são penhoradas em ação trabalhista, movida pelo Sindicato dos Professores do Rio

Obras de Arte da Faculdade Candido Mendes são penhoradas em ação trabalhista, movida pelo Sindicato dos Professores do Rio

O Juíz da 6ª Vara do Trabalho autorizou a penhora de diversas obras de arte da Faculdade Candido Mendes, para a garantia da execução de um processo trabalhista patrocinado pela AJS – Cortez e Xavier, escritório responsável pela assistência jurídica dos professores universitários filiados ao SINPRO-RIO.

A diligência aconteceu no dia 10 de outubro. O Oficial de Justiça foi acompanhado pela Professora que moveu a ação e pelo advogado do escritório, Dr. Marcio Cordero.

Foram penhorados quadros, mapas e bandeiras históricas, bem como diversos bustos de bronze. Dentre as obras de arte penhoradas se destaca um quadro exposto em Sevilha em 1993.

O Professor Candido Mendes assinou o auto de penhora como fiel depositário das obras de arte.

A ação trabalhista, iniciada em 2007, envolvia o pedido de rescisão contratual, por iniciativa da Professora, em razão do sistemático atraso no pagamento dos salários e da drástica redução de sua carga horária na instituição. A sentença deferiu todos os itens reclamados e ainda condenou a Faculdade Candido Mendes a pagar uma indenização por danos morais, no valor de R$ 50 mil reais.
As obras de arte irão a leilão, permitindo que a Professora receba os créditos trabalhistas reconhecidos pela 6ª Vara do Trabalho.
Colaborou: Dr. Marcio Cordero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *