Rita Cortez assina nota do IAB que manifesta indignação com a participação de Bolsonaro em ato contra a democracia

Rita Cortez assina nota do IAB que manifesta indignação com a participação de Bolsonaro em ato contra a democracia

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) emitiu nota assinada pela advogada da AJS e Presidente Nacional, Rita Cortez, neste domingo (19/4), manifestando indignação com a participação do presidente da República em ato realizado, em Brasília, em defesa do fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), como também de uma intervenção militar no País. “É preciso dar um basta, antes que seja tarde, a tamanho desapreço aos valores republicanos assegurados pelo estado democrático de direito”, afirmou o IAB.

No documento, o Instituto criticou a postura de Jair Bolsonaro. “O presidente da República despreza o diálogo social como sustentáculo das soluções democráticas e não age de forma a proteger o povo que sucumbe à escalada da Covid-19”, ressaltou a entidade. Na nota, o IAB tratou ainda do papel a ser cumprido pelos advogados: “A advocacia tem o dever de se conduzir eticamente, defendendo, por meio de suas entidades de representação, a vida e as liberdades democráticas”.

Leia a nota na íntegra:

Nota do IAB sobre ato do presidente da República 

Com indignação, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) recebeu a manifestação do presidente da República, que não só insiste colocar em cheque as orientações de médicos e cientistas para enfrentar a pandemia, mas exalta, em nome do rompimento com as diretrizes sanitárias, atos ditatoriais como o AI-5, permissivo da tortura e da morte de inúmeros opositores ao regime.

O presidente da República despreza o diálogo social  como sustentáculo das soluções democráticas e não age de forma a proteger o povo  que sucumbe à escalada da Covid-19.

É preciso dar um basta, antes que seja tarde, a tamanho desapreço aos valores republicanos assegurados pelo estado democrático de direito.

A advocacia tem o dever de se conduzir eticamente, defendendo,  por meio de suas entidades de representação, a vida  e as liberdades democráticas.

Rio de Janeiro, 19 de abril de 2020.

Rita Cortez
Presidente nacional do IAB
Fonte: IAB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *