Dias Toffoli destaca ‘a importância do IAB, presidido por Rita Cortez’, na abertura de congresso da OAB

Dias Toffoli destaca ‘a importância do IAB, presidido por Rita Cortez’, na abertura de congresso da OAB

A Advogada da AJS e Presidente Nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou a mesa de honra virtual, nesta última segunda-feira (27/7), na solenidade de abertura do I Congresso Digital Covid-19: Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemia. Organizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) e pela Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional), o evento, que tem quase cem mil inscritos e se estenderá até sexta-feira (31/7), é considerado o maior congresso jurídico em ambiente digital do mundo. A conferência magna de abertura foi feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, que ao falar sobre o papel da advocacia ressaltou “a importância do IAB, presidido por Rita Cortez”.

Ao nomear os integrantes da mesa de honra, o presidente do CFOAB, Felipe Santa Cruz, destacou a presença da advogada. “A presidente do IAB tem trabalhado em absoluta harmonia com a Ordem”, afirmou Felipe Santa Cruz. Rita Cortez comentou o grande interesse do público pelo congresso. “É um evento inédito no formato digital, com expressiva participação da advocacia e de estudantes de Direito”, disse. De acordo com a advogada, “os quase cem mil inscritos demonstram que todos que participam do sistema de justiça estão comprometidos com o debate sobre o pós-pandemia, a partir da análise das repercussões jurídicas e sociais da crise sanitária”, afirmou.

A presidente falou, ainda, sobre a presença do Instituto no congresso. “O IAB se sente honrado e engajado nessa discussão, apoiando institucionalmente o evento, que conta com a participação de vários de nossos diretores e membros como palestrantes”, disse. Na quinta-feira (30/7), Rita Cortez presidirá a mesa na conferência magna que será ministrada pela professora Ligia Fonseca Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sobre o tema ‘Luiz Gama – 190 anos. Lições de resiliência e de Direito‘.

Ao abrir o evento, o presidente do CFOAB, Felipe Santa Cruz, pediu um minuto de silêncio em solidariedade aos familiares e amigos dos mais de 87 mil brasileiros mortos pela Covid-19. Em seguida, o advogado disse que o congresso “é uma oportunidade para se pensar em saídas para a crise sanitária, econômica, política e social, que tem repercussão direta no mundo jurídico”. Felipe Santa Cruz falou também sobre o papel da advocacia neste momento do País: “Buscar o diálogo e equilíbrio, e manter vigilância, para proteger a Constituição Federal”.

Também integraram a mesa de honra a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Cristina Peduzzi; o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins; o secretário-geral da OAB Nacional e coordenador-geral do evento, José Alberto Simonetti; a conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público e coordenadora de Comunicação Social da OAB Nacional, Fernanda Marinela; o diretor-geral da ESA Nacional e coordenador executivo do evento, Ronnie Preuss Duarte; a conselheira federal e detentora da Medalha Rui Barbosa Cléa Carpi da Rocha e vários membros vitalícios do CFOAB.

Até sexta-feira (31/7), o evento reunirá 513 palestrantes nacionais e internacionais em 168 painéis e 17 conferências magnas. Farão palestras os diretores do IAB Ana Tereza Basílio, Arnon Velmovitsky, Eurico Teles, José Roberto Batochio, Luiz Felipe Conde, Paulo Penalva Santos e Sydney Sanches; a presidente da Comissão da Mulher, Deborah Prates, e o consócio Armando de Souza.

Fonte: IAB


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *