“Combate ao racismo tem que ser diário”

Na véspera do Dia da Consciência Negra, Rita Cortez, advogada da AJS – Cortez & Advogados Associados e Presidente Nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), participou nesta quinta-feira (19/11), da mesa de honra virtual de abertura da I Conferência Nacional de Promoção da Igualdade. A solenidade foi aberta pelo Presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, e transmitida pelo canal da OAB Nacional no YouTube.

“A luta da sociedade contra o racismo, os preconceitos e as desigualdades sociais tem que ser diária”, afirmou Rita Cortez.

Rita Cortez falou sobre a atuação histórica do IAB contra o racismo: “O Instituto lutou pela abolição da escravatura e, há dois meses, aprovou numa sessão histórica um brilhante parecer elaborado pela Comissão de Igualdade Racial, presidida por Humberto Adami, estabelecendo os aspectos jurídicos que amparam a reparação da escravidão”. A medida, segundo a presidente, é fundamental para eliminar a discriminação racial no País.

A advogada também apontou caminhos para intensificar o combate ao racismo estrutural: “É preciso mudar a narrativa e mostrar nas escolas a verdade histórica, que consiste no domínio econômico, social e cultural que tem vitimado os negros”. A presidente nacional do IAB parabenizou a Ordem “pelos seus 90 anos de existência e pela iniciativa de discutir um tema tão importante para a sociedade brasileira”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *