Advogados da AJS estiveram presentes na posse da nova diretoria do SINTRES-RJ

Advogados da AJS estiveram presentes na posse da nova diretoria do SINTRES-RJ
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Resseguros no Estado do Rio de Janeiro (SINTRES-RJ) empossou nessa sexta-feira (2) a nova diretoria em festa realizada na Casa do Advogado, centro do Rio. Reeleito o presidente Carlos Alberto Cunha Cruz contou brevemente a nossa reportagem sobre a incansável luta – que seu grupo travou – para garantir o registro sindical da entidade. Falou sobre a história da categoria dos ressecuritários e como surgiu o antigo Instituto de Resseguros do Brasil.
A história da categoria no país começa com o antigo Instituto de Resseguros do Brasil, atual IRB-Brasil, criado em 1939. Assim que foi fundado o IRB passou a deter o monopólio do resseguro no país, tendo suas operações garantidas pelo Tesouro Nacional. Além do monopólio, também detinha o poder de regulamentação do mercado resegurador brasileiro. Porém, em 2007, o mercado de resseguros foi aberto para empresas privadas e o IRB sofreu um grande revés, e vem buscando, desde então, se manter em destaque no competitivo mercado, através de investimentos em tecnologia e revisão de processos de gestão. “Com centenas de funcionários, apesar da concorrência o instituto continua financeiramente bem sucedido, faturando centenas de milhões de reais anualmente”, informou o dirigente do SINTRES-RJ.
O evento estava repleto de autoridades do campo jurídico, político e sindical. Funcionários, conselheiros e diretores confraternizaram em clima de alegria e dever cumprido. Durante seu discurso de agradecimento por ter sido reconduzido ao comando da entidade, Carlos Alberto Cunha Cruz disse:
 
“Firmamos pela primeira vez em 26 anos as convenções coletivas do sindicato, foi uma vitória muito grande para nossa pequena equipe de lutadores. Após tantos anos de batalha conseguimos nosso registro sindical, isso nos honra e gratifica muito (…). Vale também enfatizar que a PREVIRB (Fundação de Previdência dos Servidores do IRB) tem importância estratégica entre nós ressecuritários, precisamos preservar essa entidade para garantir nosso futuro. Nesse momento crítico está ocorrendo o desmonte da legislação trabalhista de forma muito radical, perversa, contra os trabalhadores. Nós ressecuritários e entidades irmãs, todos juntos, estamos na luta para preservar os direitos sagrados dos trabalhadores. Getúlio Vargas implantou leis especiais de proteção ao trabalhador, e hoje, querem numa canetada só acabar com isso. Não abriremos mão, vamos resistir em todos os campos, por isso reafirmo e digo com prazer: Fora Temer!”
Fundado em 1991 pelos funcionários do IRB, desde então o sindicato está aberto à filiação de todos os trabalhadores da categoria, mas só agora chegou o sonhado registro. A principal missão do SINTRES-RJ é a coordenação, proteção e representação legal dos trabalhadores em resseguros em todo o Estado do RJ.
A diretoria é composta pelo presidente Carlos Alberto Cunha Cruz, João Ricardo Pereira (Secretário Geral), Davi Dias da Silva (Secretário de Finanças), Osvaldo Luiz M. Oliveira (Secretário de Assuntos Trabalhistas), Maria da Glória Mattos do Prado (Diretora Suplente). Conselho Fiscal: Hermes Pinto dos Santos, Mauro Borges da Silva, Francisco Antônio V. Carvalho, Armando Rubens de C. Mendes. Os dirigentes do SINTRES-RJ foram eleitos para o biênio 2017/2019.
Agradeço a presença de todos aqui, o papel dos funcionários foi decisivo para nosso avanço na organização do sindicato e para a conquista do registro, o que é muito importante. Nós hoje representamos 29 empresas, entre resseguradoras e corretoras de resseguros, a responsabilidade agora é bem maior, outrora era apenas o IRB. Mas o que mais nos estimula nessa luta é o direito do trabalhador. Agora vamos comemorar confraternizar e nos curtir!”. Finalizou o dinâmico e atuante Carlos Alberto, presidente dos ressecuritários do Rio de Janeiro, ciente dos novos desafios frente aos ataques do patronato e seus representantes na política nacional. Em breve realizaremos entrevista exclusiva com o dirigente.
Fonte: http://www.tribunadaimprensasindical.com/2017/06/nova-diretoria-do-sintres-rj-toma-posse.html
#AJS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *